quarta-feira, 13 de maio de 2009

Missa em rito maronita na Assembleia Geral da CNBB 2009


Foi realizada uma missa em rito oriental maronita na 47ª Assembléia Geral da CNBB em Itaíci - SP. Foi presidida pelo Eparca e Arcebispo titular da Igreja Maronita Aramaica Católica e bispos co celebrantes de rito latino de descedência libanesa como Dom Rifan, alem de dois bispos ucranianos católicos do Brasil. Todos paramentos seguindo as normas rituais do rito oriental sirio-maronita. Com exceção dos dois bispos ucranianos que se faziam presentes com seus paramentos bizantino- ucranianos.


O bispo maronita em sua homilia fez questão de salientar aos senhores bispos do Brasil, que a Igreja Oriental Maronita foi a única Igreja Católica das 21 existentes , incluindo a Ocidental (CAtólica Romana) que nunca se dividiu e sempre ficou unida ao Bispo de Roma , o Papa.
A Igreja Católica Maronita, tem como característica o uso de um lenço negro na cabeça pelos seus bispos(tradição síria antioquena ), principalmente durante a celebração da santa Missa, do uso do pluvial pelos seus sacerdotes e bispos durante toda a missa e da consagração feita em língua sirio-aramaica (língua que Jesus falava ).
A Igreja Maronita, tem origem na Igreja de Antioquia, fundada pelo Apóstolo S. Pedro, antes de ir a Roma e fundar a Igreja Romana.
Veja na integra o pronunciamento do Eparca Maronita do Brasil :
Explicação sobre a Igreja maronita :


Parte da Santa Missa:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...