O atual Papa Bento XVI, vem contribuindo em encontros muitos positivos de estreitamento de laços fraternais e também teológicos entre algumas denominações orientais cismáticas. Existe rumores que a parte cismática da Igreja Apostólica Armênia , juntamente com seu Patriarca , tem a probabilidade de se tornar "católica" plenamente.
Vejamos algumas diferenças principais entre as Igrejas Orientais Cismáticas , mas conhecidas como "ortodoxas" , que estão fora da união com a Igreja Católica Romana e de seu bispo principal o Papa . Assim essas Igrejas Orientais não fazem parte da Igreja Católica plenamente, pois não estão unidas a Igreja principal "A Romana" e ao seu bispo.
As Igrejas ortodoxas divergem das unidas a Sé Romana(incluindo também as Igrejas Orientais Católicas), nos seguintes assuntos:
- Não seguem a doutrina do purgatório;
- Não seguem o dogma da Imaculada Conceição de Maria;
- Nega totalmente a infalibilidade de um Bispo, mas aceita-a como uma prerrogativa de toda a Igreja reunida em Concílio Ecuménico;
- Não admite a existência de indulgências;
- No Sacramento do Matrimónio o ministro do Sacramento é o sacerdote e não os noivos;
- Admite o divórcio em situações exceepcionais ou por razões graves;
- No processo de canonização de um santo, o povo participa no reconhecimento do seu estado de santidade;
- No Sacramento da Confissão, o Sacerdote absolve em Nome de Deus, através do Ministério da Igreja;
- Os Bispos são todos iguais entre si, só reconhecendo ao Bispo de Roma "o Papa" uma primazia de honra e não uma supremacia sobre toda a Igreja Católica ;
- Só admite os Sete Primeiros Concílios Ecumênicos da Igreja Católica.
- Não aceitam o acréscimo do "e do Filho" no credo Símbolo Niceno-Constantinopolitano.
Existe mais laços de união em doutrina do que as que dirvergem!