domingo, 12 de abril de 2009

Domingo de Páscoa
















Πάσχα

DOMINGO DE PÁSCOA

A Páscoa é um dia na Igreja de Cristo, onde se comemora a ressurreição de Cristo. É uma festa móvel. É considerada a maior de todas as festas cristãs e ocupa um lugar central no ano litúrgico. Liturgicamente, a celebração da ressurreição de Cristo continua por um período de cinquenta dias, isto é, do domingo de Páscoa até a festa de Pentecostes.

A data da páscoa pode ser diferente em determinadas regiões, pois alguns locais utilizam o calendário Juliano, instituído em 46 a.C. por Júlio César, e em outros locais utilizam o calendário gregoriano, estabelecido em 1582, reconhecido na maior parte do mundo em substituição ao calendário Juliano. Tais calendários se diferem pelo fato do gregoriano omitir dez dias e corrigir a medição do ano solar.

Ficou determinado pelo Concílio de nicéia no ano 325 d. C que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera que no Hemisfério Sul seria a primeira lua cheia do Outono. Desta forma o dia da Páscoa sempre acontece entre o dia 25 de março e 25 de Abril de qualquer ano.

A Páscoa deixa de ser a celebração vinculada a libertação dos Judeus e passa a ser a comemoração sobre a libertação do homem do pecado já que Jesus passa a simbolizar o corteiro que os Judeus sacrificavam na época de Páscoa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...