terça-feira, 12 de maio de 2009

O uso da cruz


As normas atuais sobre o uso da cruz para a celebração da missa. São retiradas da Instrução Geral do missal e do Cerimonial dos bispos. Creio que após ler este artigo, verá que em vossa paróquia existe algum erro no uso do crucifixo.




IGMR, 117 : "“(...)Haja também sobre (= pela superfície de (o)) o altar ou em torno dele(= ao lado), uma cruz com a imagem do Cristo crucificado.(...)”
IGMR 308: "Haja também sobre (acima de... ) ou perto dele uma cruz com a imagem do Cristo crucificado que seja bem visível para o povo reunido.( durante a missa) . convém que tal cruz (a do crucificado) ... permaneça junto do altar fora das celebrações litúrgicas".



IGMR, 122: " “A cruz, ornada com a imagem do Cristo crucificado trazida eventualmente na procissão, pode ser colocada junto ao altar, de modo que se torna a cruz do altar, que deve ser uma só; caso contrário, ela será guardada em lugar adequado; os castiçais são colocados sobre o altar ou junto dele; o Evangeliário seja colocado sobre o altar”.
Cerimonial dos Bispos, 129: "“É de louvar que a cruz processional fique erguida junto do altar, de modo a ser a própria cruz do altar, aliás, será retirada".



Quando se fala" Altar", se fala da superficie onde é realizado o Santo Sacrificio e não o conjunto arquitetônico sacro onde fica o padre.

Ou seja que seja intalado um crucifixo virado aos fieis durante de depois da missa.
No tocante as normas vistas, fica entendido que durante a missa deve ter um crucifixo virado aos fieis e outro perto ou sobre (encima da superficie) do altar ( local que onde esta sendo feito o Santo Sacrificio).
________________________________
As numerações citadas são da Instrução Geral do missal - Edição 2002 (última revisão feita ao missal Romano de Paulo VI , por João Paulo II). Já vigente mesmo sem ter iniciado a venda desta tradução para o português do Brasil. Mas a IGMR 2002 ja foi traduzido pela CNBB e aprovada pela Santa Sé em 2005.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...