quinta-feira, 2 de julho de 2009

Novo Arcebispo de Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife ganha um novo Arcebispo ! Ele se chama: Dom Antônio Fernando Saburido, OSB . 63 anos de idade e até então bispo diocesano de Sobral-CE. Ele irá suceder Dom Frei josé Cardoso Sobrinho, OCarm 76 anos. Onde governou a Arquidiocese de Olinda e Recife por 25 anos. dom Fernando Saburido, foi bispo auxiliar de dom José do ano 2000 até 2005. Sendo ordenado bispo pelo mesmo dom José!

Dom fernando, conhece a Arquidiocese como a palma da sua mão, pois já foi bispo auxiliar da mesma e ainda mais ele nasceu e se criou na Arquidiocese. Onde estudou no Seminário Menor e depois ingressou ao Mosteiro de São Bento de Olinda.

A posse oficial , possivelmente será no Geraldão (um estádio coberto de esportes da capital), no bairro da imbiribeira. No dia 16 de agosto - Solenidade da Assunção de Maria. O horário ainda será definido pela Cúria Metropolitana.

O clero e os fieis já o conhecem, ele já foi administrador paroquial da Paróquia de São Lucas e Guadalupe em Olinda e também foi presidente da CNBB Regional Nordeste II. Se destacou como um bispo conciliador e amigo. Constituiu um carinho profundo dentro do clero , principalmente do clero dito "admirador de Dom Helder", de linha moderada à progressista.
Dom Fernando não detém títulos acadêmicos como: pos graduação, mestrado nem doutorado. Mas detém a admiração de inumeros bispos da região, de vários movimentos católicos(RCC, focolares) e de dezenas de padres. E isso foi ponto positivo para sua escolha por parte do Vaticano.
O novo bispo já chega com vantagem por já conhecer o perfil do clero e dos problemas que irá resolver , no qual Dom José não conseguiu resolver em seu governo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...