quarta-feira, 15 de abril de 2009

Novo Arcebispo de Juiz de Fora-MG

Posse do novo Arcebispo de Juiz de Fora-MG



A Igreja Católica Romana em Juiz de Fora-MG, agora ja pode comemorar pela posse do seu novo Arcebispo Metropolitano . Se trata de Dom Gil Antônio Moreira.

Nascido em 09 de outubro de 1950 em Itapecerica – MG, Até a nomeação para Juiz de Fora, atuava como bispo em Jundiaí (desde 2004).

Nascimento: 09/10/1950
Ordenação Presbiteral: 18/12/1976
Ordenação Episcopal: 16/10/1999
Nomeação como Arcebispo de Juiz de Fora: 28/01/2009
Posse como arcebispo de Juiz de Fora: 28/03/2009
Lema Episcopal: "Scis Amo Te" – Senhor, sabes que eu te amo

É Bacharel em Letras, Filosofia e Teologia . É Mestre em História Eclesiástica pela Universidade Pontificia Gregoriana em Roma..

Foi ordenado sacerdote no dia 18 de dezembro na sua cidade natal e foi ordenado bispo no dia 16 de outubro de 1999.
É membro da Congregação para Educação Católica (Roma). Publicou alguns livros, dentre eles: História Eclesiástica da Paróquia de Itapecerica (1984), Semana Santa em Itapecerica (1994), À Sombra do Campanário (2003), Matriz de São Bento - Cem anos de Bênçãos (2005), Evangelizando – 2007. O livro A Reforma do Clero no Século XIX ainda está em trabalhos gráficos.
O brasão:


O escudo obedece às regras heráldicas para os Arcebispos.
O campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama, nobreza e a serenidade e a lealdade do arcebispo em relação às exigências do episcopado e a serviço que lhe foi confiado.
O Cordeiro Pascal é símbolo de total doação e de mansidão; sendo que por sua cor branca simboliza a inocência, a castidade, a pureza, a tolerância e a Candura de Cristo em sua imolação, e ainda a eloqüência, virtudes essenciais num sacerdote.
O báculo é símbolo do Pastor e emblema da jurisdição canônica episcopal; sendo, também, uma homenageia ao patriarca São Bento, padroeiro da cidade mineira de Itapecerica, a terra natal do Arcebispo, sendo de jalde (ouro), traduz nobreza, autoridade, premência, generosidade, ardor e descortínio; e , ainda, lembra os primórdios da povoação de Itapecerica, que teve sua origem no século XVIII, com a extração aurífera.
A rocha, colocada em ponta, simboliza a força inabalável de Deus e também o Apóstolo Pedro, sobre o qual Cristo edificou a sua Igreja (Mt 16,18); a rocha também é uma referência à cidade natal do Arcebispo, Itapecerica, palavra que em sua origem etimológica tupi significa pedra-lisa. Sendo que seu metal argente (prata) tem o significado acima descrito.

O chefe, terça parte superior do escudo, é de goles (vermelho) simbolizando: o fogo da caridade inflamada no coração do Arcebispo pelo Divino Espírito Santo; o sangue de Cristo derramado, por extremo amor, pela salvação da humanidade; bem como: valor e socorro aos pobres, órfãos, injustiçados, enfim a todos os necessitados.
A estrela representa Maria Santíssima, Estrela da Nova Evangelização, e suas oito pontas representam os pontos cardeais e os pontos colaterais, significando todos os pontos da terra, que Jesus ordenou que fossem evangelizados (Mt 28,18-20); sendo de argente (prata), tem o significado deste metal, acima descrito.
As cinco cruzetas simbolizam os cinco séculos da evangelização no Brasil.
A cruz de duas traves e o pálio demonstram a dignidade arquiepicopal, tal qual o galero (chapéu eclesiástico) de sinopla (verde), cor que representa: esperança, liberdade, abundância, cortesia e amizade, sendo que suas doze borlas podem ser interpretadas como uma alusão aos doze apóstolos.
O listel com seu lema SCIS AMO TE (Sabes que te amo), é tirado do Evangelho (Jo 21,17) e traduz a confiança total do arcebispo de que Cristo conhece seu amor por Ele e pela Igreja, sendo que as letras, por sua cor, sable (preto), traduzem: sabedoria, ciência, honestidade, firmeza e obediência ao Sucessor de Pedro.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...