segunda-feira, 28 de outubro de 2013

USO ERRADO DA ESTOLA



 Deve ser entendido que a batina e o hábito religioso são roupas cotidianas para os religiosos não é uma veste litúrgica. O habito dos frades são como a calça e a camisa são para os leigos. 

Dentro da liturgia da santa Missa, deve ser seguido o que diz o Missal Romano e os documentos oficiais sobre liturgia. 

Muitos por comodidade não usam a alva por cima do habito religioso. Porém estão desobedecendo a Igreja e se deixando levar pela comodidade particular e muitas vezes por algum costume errado da congregação religiosa da região que são incardinados. 





Quem mais comete esse tipo de erro são os clérigos religiosos , aqueles que pertencem aos ditas Ordens Religiosas, como os franciscanos, redentoristas, carmelitas , oblatos etc. 


Além de cometerem desobediência ao uso correto da estola , não usam a casula para presidir a Santa Missa como vemos na foto acima. A única explicação é a falta de amor e zelo a liturgia da Igreja. Porque conhecimento hoje em dia se acha facilmente pela internet e em livros. Não fazem O CERTO porque não aceitam e querem seguir o que querem e como querem. 



























" Seja reprovado o abuso de que os sagrados ministros realizem a santa Missa, inclusive com a participação de só um assistente, sem usar as vestes sagradas ou só com a estola sobre a roupa monástica, ou o hábito comum dos religiosos, ou a roupa comum, contra o prescrito nos livros litúrgicos. Os Ordinários(Bispos) cuidem de que este tipo de abusos sejam corrigidos rapidamente e haja, em todas as igrejas e oratórios de sua jurisdição, um número adequado de vestes litúrgicos, confeccionadas de acordo com as normas.

Instrução Redemptionis Sacramentum, 215-216)


Padre pertencente a uma Ordem Religiosa brasileira  usando o habito religioso como túnica em Missa.


MODO CERTO , padres com habito religioso por baixo da túnica cerimonial para a Missa. Como manda o Missal Romano e vemos o presidente da celebração de Casula, como também manda o Missal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...